1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Revista Científica (Journal Article) |
Site | plutao.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W/48743PP |
Repositório | sid.inpe.br/plutao/2022/12.12.17.51.48 |
Última Atualização | 2022:12.15.17.16.31 (UTC) lattes |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/plutao/2022/12.12.17.51.49 |
Última Atualização dos Metadados | 2023:01.03.16.52.57 (UTC) administrator |
ISSN | 0100-7912 1983-8700 |
Rótulo | lattes: 1649941449641846 2 NovaesJrOrtiDomiMarq:2022:PrAçCo |
Chave de Citação | NovaesJúniorOrtiDomiMarq:2022:PrAçCo |
Título | Sistema de informação geográfica participativo ?SIG-P: proposta de ação coletiva em escolas públicas para governança urbana |
Ano | 2022 |
Data de Acesso | 18 maio 2024 |
Tipo de Trabalho | journal article |
Tipo Secundário | PRE PN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 1498 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Novaes Júnior, René Antonio 2 Ortiz, Jussara de Oliveira 3 Domiciano, Giovana 4 Marques, Alexandre Rodolfo |
Identificador de Curriculo | 1 8JMKD3MGP5W/3C9JJ5R 2 8JMKD3MGP5W/3C9JHKL |
ORCID | 1 0000-0003-3057-1405 2 0000-0001-9134-640X |
Grupo | 1 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR 2 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR 3 4 CST-CST-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 3 Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) 4 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 2 jussaortiz29@gmail.com 3 4 alexandremarquesm@gmail.com |
Revista | Geografia (Rio Claro) |
Volume | 47 |
Número | 1 |
Páginas | 1-26 |
Nota Secundária | A2_GEOGRAFIA B1_PLANEJAMENTO_URBANO_E_REGIONAL_/_DEMOGRAFIA B1_INTERDISCIPLINAR B1_EDUCAÇÃO B1_CIÊNCIAS_AMBIENTAIS B2_ARQUITETURA_E_URBANISMO B3_SOCIOLOGIA B3_CIÊNCIAS_AGRÁRIAS_I B4_SAÚDE_COLETIVA B4_GEOCIÊNCIAS B4_ENSINO B4_ENGENHARIAS_II B4_ENGENHARIAS_I B4_ECONOMIA B4_BIODIVERSIDADE B4_ANTROPOLOGIA_/_ARQUEOLOGIA B5_MEDICINA_VETERINÁRIA B5_EDUCAÇÃO_FÍSICA B5_ADMINISTRAÇÃO,_CIÊNCIAS_CONTÁBEIS_E_TURISMO |
Histórico (UTC) | 2022-12-12 17:51:49 :: lattes -> administrator :: 2022-12-15 17:14:08 :: administrator -> lattes :: 2022 2022-12-15 17:16:32 :: lattes -> administrator :: 2022 2022-12-20 10:35:33 :: administrator -> lattes :: 2022 2022-12-20 14:05:01 :: lattes -> administrator :: 2022 2023-01-03 16:52:57 :: administrator -> simone :: 2022 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Tipo de Versão | publisher |
Palavras-Chave | Mapeamento participativo SIGP Escolas públicas Governança cidadania Participatory mapping P-GIS Public schools Governance Citizenship Mapeo participativo SIGP escuelas públicas gobernanza ciudadanía |
Resumo | O conhecimento do espaço físico e da organização social e funcional do lugar onde se vive conduz o cidadão a exercitar a cidadania e, a educação exerce papel relevante na construção deste conhecimento. Uma das formas de se olhar esta questão é através do mapeamento participativo, uma ferramenta da cartografia social. Em cartografia digital, a representação do espaço geográfico agrega o conceito de sistemas de informações geográficas -SIG e sensoriamento remoto, de modo que quando o mapeamento participativo se utiliza destes conceitos surge o SIG participativo (SIGP). Assim, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, através do Laboratório de Aplicação de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade, capacitou alunos do ensino médio, de escolas públicas, de áreas de vulnerabilidade social do município de São José dos Campos, para utilizarem o conceito de SIGP. Os alunos identificaram e propuseram equipamentos públicos, para seus respectivos territórios e produziram mapas com padrão de exatidão cartográfica digital, como resultado da capacitação com SIGP. Este material subsidiou os alunos para chegar ao poder público e propor a (re)organização espacial, corroborando com o processo de governança. ABSTRACT: Knowing the physical spaceand the social and functional organization of the place where one lives can lead the citizen to exercise citizenship, and education plays an important role when building up this knowledge. One way of looking at this issue is through participatory mapping,a tool of social cartography. In digital cartography, the representation of geographic space adds the concept of geographic information systems GIS -and remote sensing, so that when participatory mapping uses these concepts, participatory GIS (PGIS) comes up. Thus, the National Institute for Space Research, through the Laboratory for the Application of Spatial Data in Support of Society, enabled high school students from public schools in socially vulnerable areas in the municipality of São José dos Campos to use the P-GIS concept. The students identified and proposed public facilities for their respective territories and produced maps with digital cartographic accuracy as a result of their training in PGIS. This material assisted the students in reaching the public authorities and proposing the spatial (re)organization, corroborating the governance process. RESUMEN: El conocimiento del espacio físico y la organización social y funcional del lugar donde se vive lleva al ciudadano al ejercicio de la ciudadanía y la educación juega un papel importante en la construcción de ese conocimiento. Una forma de ver este tema es a través del mapeo participativo, una herramienta para la cartografía social. En cartografía digital, la representación del espacio geográfico agrega el concepto de sistemas de información geográfica (SIG) y teledetección, de modo que cuando el mapeo participativo utiliza esas tecnologías, surge el SIG Participativo (SIGP). Así que, el Instituto Nacional de Investigaciones Espaciales, a través del Laboratorio de Aplicación de Datos Espaciales en Apoyo a la Sociedad, capacitó a estudiantes de secundaria, de escuelas públicas ubicadas en áreas de vulnerabilidad social en el municipio de São José dos Campos, para utilizar el concepto de SIGP. Los estudiantes identificaron y propusieron instalaciones públicas para sus respectivos territorios y produjeron mapas con un estándar de precisión cartográfica como consecuencia de la capacitación con SIGP. Con ese material los estudiantes lograron ponerse en contacto con las autoridades públicas y proponer la (re)organización espacial, corroborando el proceso de gobernanza. |
Área | SRE |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CST > Sistema de informação... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCT > Sistema de informação... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W/48743PP |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W/48743PP |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | document (1).pdf |
Grupo de Usuários | lattes |
Grupo de Leitores | administrator lattes |
Visibilidade | shown |
Política de Arquivamento | allowpublisher allowfinaldraft |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/449U4PL 8JMKD3MGPCW/46KUATE |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.53.06 2 sid.inpe.br/bibdigital/2021/03.06.05.18 1 |
URL (dados não confiáveis) | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/16171 |
Acervo Hospedeiro | dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 |
|
6. Notas | |
Campos Vazios | alternatejournal archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress format isbn lineage mark mirrorrepository month nextedition notes parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
|